quinta-feira, janeiro 15, 2015

Importando os contatos do Google no iPhone

Esse post é uma continuação do post Migrando do Android para iOS.

Para alguém que está iniciando no iOS e sendo ex-usuário de Android foi complicado entender algumas coisas.

Uma delas foi sobre onde os meus contatos são armazenados. Isso é fácil para um usuário Android que sabe que tudo será armazenado no Google Mail, no Google Contacts, Google Drive ou Google Calendar.


Só recentemente a Apple disponibilizou o iCloud Drive, onde são armazenados os dados de todos os dispositivos Apple, mas nem tudo está disponível e nem tudo pode ser feito por lá.

Tem duas maneiras de acessar os seus contatos a partir do iPhone.

A primeira delas é descrita no Sync contacts with your Apple device. Seguindo o passo a passo do link os contatos armazenados no Google serão copiados no iPhone e a sincronização será realizada em via dupla. Alterações realizadas no telefone serão enviadas para o Google Contacts e vice versa. É importante saber que dessa maneira a fonte dos seus contatos continuará sendo o Google e os seus contatos não sofrerão backup no iCloud. Isso significa que após uma (re)instalação completa do sistema operacional o backup obtido após registrar o telefone no iCloud não trará seus contatos e você deverá realizar novamente os passos descritos no link acima.

A segunda forma é exportar os contatos do Google Contacts e importar o arquivo no iCloud. Assim, obviamente, não haverá sincronização de contatos entre as duas plataformas e alterações realizadas em uma plataforma não afetarão a outra plataforma. Agora a fonte dos seus contatos será o iCloud e os seus contatos passam a sofrer backup. O processo é simples e rápido. Descrevo em detalhes abaixo.

  1. Acesse o Google Contacts
  2. Exporte os dados no formato vCard
  3. Acesse o iCloud e importe os dados

Escolhi manter os contatos no iCloud por que quero iniciar essa experiência no mundo iOS sem restrições e verificar na prática os benefícios de uma atualização completa do sistema operacional sem ter que fazer nenhum ajuste pós-instalação (isso aconteceria se tivesse escolhido a primeira opção).

Outra informação que julgo importante é que os grupos nos quais os contatos no Google Contacts estavam organizados, não importa a opção que você escolha, se perderão. Você terá que recriá-los no iPhone.

Posts relacionados: