sexta-feira, outubro 17, 2014

Microsoft Wireless Mobile Mouse 1000 no Linux Mint 17

Estou usando o Linux Mint 17 Qiana no meu Samsung Series 9 NP900X4C e estou gostando bastante do desempenho.

Conforme relatei nesse post alguns problemas surgiram, mas nada que force a voltar a usar o Windows 8.1. Um desses problemas foi o clique do botão do meio do Microsoft Wireless Mobile Mouse 1000 que não estava sendo reconhecido pelo sistema operacional.

Tentei bastante coisa para resolver o problema, inclusive executando os comandos abaixo para descobrir o que poderia estar acontecendo. Vamos aos comandos executados:
  • xinput list: mostra a lista e os ids dos dispositivos de entrada
  • xinput test 10: executa um teste no dispositivo de entrada com id=10

Após execução dos comandos e verificação dos resultados eu percebi que o clique do botão do meio não estava sendo reconhecido. Assim realizei algumas pesquisas sobre algum driver linux para o mouse. Infelizmente não encontrei nenhum driver, mas fiquei um pouco mais tranquilo ao perceber que poucas pessoas enfrentavam o mesmo problema que eu, ou seja, no meu pensamento achei que deveria ser algo simples.

Como também uso Linux Mint no trabalho pluguei o mouse no meu desktop e qual foi a minha surpresa? O clique do botão do meio funcionou perfeitamente. Então fiz algo mais inusitado: conectei o mouse do desktop (com fio) no meu notebook, usei-o por alguns segundos (inclusive clicando com o botão do meio) e em seguida reconectei o meu mouse wireless Microsoft no notebook. E então o clique com o botão do meio passou, automagicamente, a funcionar.

Isso não é magia, é tecnologia!


A explicação que tenho é que o mouse com fio fez algum driver ser carregado que o meu mouse wireless da Microsoft não precisava ou não deu indicou ao sistema operacional para carregá-lo. Em suma, após um fresh install do Linux Mint 17 e utilização apenas do Microsoft Wireless Mobile Mouse 1000 o clique do botão do meio não funcionou. Após utilização de outro mouse (com fio) o clique do botão do meio do Microsoft Wireless Mobile Mouse 1000 funcionou corretamente no Linux Mint 17 Qiana.

Daqui alguns dias sairá o Linux Mint 17.1 e novamente farei um fresh install. Vamos ver se o problema se repetirá.

Atualização em 29/11/2014
Não. O bug não aconteceu!