quinta-feira, dezembro 18, 2008

Instalando e Configurando seu Ambiente de Desenvolvimento Flex (parte 1)

Aqui vamos mostrar como instalar o Flex SDK em sua máquina. 

As instruções de instalação indicadas aqui correspondem, de forma generalista, às instruções fornecidas no site da Adobe. Detalhes sobre compatibilidade, bugs e novidades do Flex SDK, bem como um passo-a-passo para a sua instalação, podem ser obtidos em http://www.adobe.com/support/documentation/en/flex/3/releasenotes_flex3_sdk.html#installation.

O primeiro passo é baixar o Flex SDK (Software Development Kit) da Adobe, a partir da página http://www.adobe.com/products/flex/flexdownloads/index.html.

Depois de terminado o download, descompacte o arquivo .zip em um diretório de fácil acesso em seu computador (usaremos "C:\flex_sdk_3\" neste tutorial) e certifique-se de que existe um JRE (Java Runtime Environment) instalado em sua máquina. Além disso, a variável de ambiente PATH deve conter uma referência para "JAVA_HOME\bin", onde JAVA_HOME é uma outra variável de ambiente que aponta para o diretório onde o JRE está instalado ("C:\Program Files\Java\jre6", por exemplo).

Antes de prosseguir com a instalação, desinstale a versão atual do Flash Player presente em seu computador. Para saber como fazê-lo, acesse o link http://kb.adobe.com/selfservice/viewContent.do?externalId=tn_14157&sliceId=1.

Agora, instale o Flash Player ActiveX e o Flash Player Plugin que estão em "C:\flex_sdk_3\runtimes\player". Talvez seja necessário reiniciar o seu computador para que a instalação seja efetivada (você não será solicitado a fazê-lo, mas isto é recomendado).

Por fim e opcionalmente,  execute o arquivo "C:\flex_sdk_3\samples\explorer\build.bat" para compilar e gerar os .swf das aplicações de exemplo que acompanham o Flex SDK (esse processo de compilação pode levar alguns minutos para terminar). Ao final de sua execução, se tudo tiver dado certo, vários arquivos .swf terão sido gerados dentro dos subdiretórios de "C:\flex_sdk_3\samples\explorer", os quais poderão ser executados com o Flash Player recém instalado por você.

Pronto! Você já possui todos os requisitos para produzir aplicações Flex em seu computador. Abra o bloco de notas ou qualquer editor de texto de sua preferência, e mãos-à-obra!!!

- Hein?!!? Desenvolver aplicação com o bloco de notas???!! Não existe uma IDE como o Eclipse não?!?

Está bem, então!! O nosso próximo post será sobre a instalação e configuração do Flex Builder - uma IDE da Adobe, baseada no Eclipse, para desenvolvimento de aplicações Flex. 

Que beleza, hein?!?

Até a próxima, então!!